Vice-Presidente da República testemunha abertura do Festival Internacional do Dia do Jazz
Vários artistas nacionais e internacionais actuaram na noite de terça-feira [30.01.2024] na Baía de Luanda, na abertura do Festival Internacional do Dia do Jazz, em que esteve presente a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, ao lado, entre outras personalidades, do ministro da Cultura, Filipe Zau, o Governador de Luanda, Manuel Homem, membros do Executivo, o Director Regional da UNESCO para a África Central, Paul Coustere, e entidades do corpo diplomático acreditado no país.
Antes do festival, igualmente na Baía de Luanda, Esperança da Costa assinou a “Manta da Paz”, respondendo deste modo ao apelo “Pinte a paz, cante o jazz e dance a harmonia universal, e visitou a exposição da ResiliArte Angola, onde estão expostas obras de vários artistas angolanos.
Sob a égide da Comissão Multissectorial da Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz, American Schools of Angola, através do projecto artístico Resiliart, e a UNESCO, o festival de Luanda enquadra-se na 13ª edição das celebrações do Dia Internacional do Jazz, que se assinalou ontem. Mais de 30 músicos estrangeiros, oriundos de países como Estados Unidos da América, Brasil, Itália, Portugal, Israel, França, Rússia, Turquia Gâmbia, Moçambique e Guiné-Bissau, participam no festival.
A exposição “O Amanhecer no Mundo”, que reúne trabalhos de 23 artistas nacionais e internacionais, foi um dos destaques da abertura da 13ª edição do Festival Internacional de Jazz. Entre as obras patentes, destacam-se o quadro “O Olhar do Amanhecer”, de Liana, “A Realidade da Vida dos Emigrantes” e “O Renascimento”, de JLZAR, “O Amanhecer Através dos Nossos Antepassados”, de Álvaro Yeca, “Transformação”, de Vopsi Moma, “Aurora”, Siviandra Tiago e “A Esperança para os que Dormem”, de Djamila André.
O músico angolano Rui Mingas, falecido em Janeiro deste ano, é um dos homenageados desta edição do festival, assim como a cabo-verdiana Sara Tavares e o músico americano Bill Howl N Madd. Este ano, o jazz é celebrado sob o lema “Amanhecer no Mundo: Juntos pelo Crescimento Inclusivo, Educando pela Arte”.
Fonte: Jornal de Angola